C.E. Sagrado Coração

  • Quem Somos

Quem Somos

 

 “É preciso preocupar-se pelo melhor desenvolvimento das pessoas e não dizer nunca basta em promover o aperfeiçoamento próprio e dos outros”.
Dom Guanella

 O Centro Educacional Sagrado Coração é uma obra que tem como atividade principal oferecer escola para crianças e jovens com deficiência intelectual e oficinas pedagógicas para adultos de até 45 anos. Em 1985 a Congregação das Irmãs Filhas de Santa Maria da Providência ou Irmãs Guanellianas (www.afismap.org.br), porque fundada por Dom Guanella, fizeram 25 anos de presença no Brasil e concretizaram a idéia de terem uma Casa dedicada ao serviço das pessoas com necessidades educativas especiais. Surgiu então, em 27 de junho de 1985, o Centro de Reabilitação Sagrado Coração de Jesus, localizado na região norte da cidade de São Paulo. O nome foi trocado quando se tornou escola regularizada. O CESC é composto por uma grande área verde, um sítio com recursos naturais muito importantes, que atende os moradores de diversas localidades que buscam o atendimento no setor escolar, setor terapêutico e oficinas. O CESC acolhe a pessoas com deficiência intelectual na faixa etária de 00 (zero) aos 45 anos de idade. Acreditamos que quanto mais precocemente iniciarmos a intervenção terapêutica mais condições lhe ofereceremos para um melhor desenvolvimento. Buscamos junto às famílias, a interação necessária para uma maior cooperação no processo de re/habilitação dos educandos, para que desse modo, os estímulos aconteçam tanto na escola como no ambiente familiar. Iniciamos nosso trabalho em algumas salas da casa principal e com o tempo fomos ampliando até chegarmos à nossa estrutura física atual, composta de vários setores. Contamos com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, voltados prioritariamente para a formação integral das pessoas atendidas.

O CENTRO EDUCACIONAL SAGRADO CORAÇÃO acredita que a verdadeira educação se realiza pelas vias do coração, por isso as Irmãs e os Operadores se empenham para criarem um ambiente favorável onde sejam vivenciados valores sociais e respeito ao próximo. Nosso crescimento ao longo dos anos deve-se a PROVIDÊNCIA DE DEUS, ao apoio de amigos, ao compromisso e seriedade de todos os que atuam no CESC, a comunidade que reconhece nosso serviço e aprecia nossos esforços em proporcionar uma melhor qualidade de vida para a pessoa com deficiência.

MISSÃO: Atuar a pedagogia guanelliana na educação realizada pelas vias do coração, no respeito à vida, na acolhida e valorização da pessoa pelo que ela é, com suas capacidades e limites, potencializando sua auto-estima na descoberta e desenvolvimento das habilidades, especialmente da pessoa com deficiência intelectual, dando suporte à família e promovendo a inclusão social.

 OBJETIVOS:

  • Promover a pessoa com deficiência intelectual integralmente, respeitando suas capacidades, visando sua autonomia e inserção na sociedade;
  • Respeitar e estimular a criança, adolescente e adulto especial nas relações sociais e interações de grupo, criando estruturas de convivência compatíveis às suas diferenças e/ou individualidades;
  • Oferecer situações ocupacionais e oficinas, para despertar e desenvolver habilidades de cada educando;
  • Avaliar e planejar continuamente os nossos programas de educação para oferecer atendimento de qualidade;
  •  Acolher e orientar a família, inserindo-a no processo de desenvolvimento do educando/paciente;
  •  Participar dos encontros de cooperação técnica entre profissionais e instituições afins;
  • Manter atualizado o apoio de materiais didáticos pedagógicos e terapêuticos apropriados à nossa missão específica;
  • Enriquecer a biblioteca com materiais e livros condizentes com o trabalho oferecido por esta instituição;
  • Propiciar atendimentos específicos nas áreas terapêuticas de psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
Álbum de fotos